por angelica ca e paulo eneas
O Supremo Tribunal Federal condenou nesta segunda-feira (08/04) mais 15 pessoas pela suposta participação nos atos de 8 de janeiro de 2023. Os participantes dos episódios daquela data foram chamados de bobos da corte pelo ex-presidente Bolsonaro. Até o momento, as acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República resultaram em 131 condenações.

A todos os condenados foram aplicadas as penas previstas na Lei 14197, a Lei Bolsonaro, sancionada em 1 de setembro de 2021 pelo ex-presidente, após ter sido aprovada no Congresso Nacional pela base governista de então a partir de um projeto de lei de 1991 do ex-deputado petista Hélio Bicudo, conforme mostram as inúmeras referências documentadas mais abaixo.

O grupo foi sentenciado pela prática dos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado, todos eles crimes previstos na Lei 14197.

Cinco dos condenados tiveram as penas fixadas em 17 anos de prisão e os outros 10 foram sentenciados a 14 anos de prisão. A Procuradoria-Geral da República formulou até o momento 1.390 denúncias, e negocia acordos de não persecução penal com mais de mil denunciados, por meio dos quais haveria a confissão dos crimes para que o caso não fosse a julgamento.

Além das prisões, as condenações também abrangem o pagamento de indenização, a título de danos morais coletivos, no valor mínimo de R$ 30 milhões. De acordo com o STF, esse valor será quitado de forma solidária por todos os condenados, independentemente do tamanho da pena.

O Oito de Janeiro e a Lei 14197 de Jair Bolsonaro
Com a exceção do Inteligência Analítica, todos demais veículos, sites, canais e influenciadores supostamente de direita, que na verdade formam a mídia bolsonarista, omitem sistematicamente a origem do ordenamento jurídico que está sendo aplicado contra as pessoas envolvidas no Oito de Janeiro.

Esse regramento jurídico foi criado por iniciativa do então presidente Jair Bolsonaro e resultou na Lei 14197. O Inteligência Analítica fez um registro documental extenso, mostrado nos links abaixo, da tramitação do projeto de lei petista e sua aprovação e transformação em lei trinta anos após estar engavetado.

O projeto de lei petista tornou-se regra jurídica por iniciativa do então presidente Bolsonaro e sua base parlamentar, mostrando assim que o status quo institucional que temos hoje no Brasil é um herança direta legada pelo ex-presidente.

1) Manifestações Pós Eleições Foram Incentivadas por Estelionatários da Esperança Alheia

2) O Oito de Janeiro e a Nova Fase da Guerra Híbrida Brasileira

3) Vítimas do Engodo Bolsonarista: Mais Cinco Presos do Oito de Janeiros São Condenados a Mais de Doze Anos de Prisão

4) Noventa Presos do Oito de Janeiro São Liberados: Conheça a Lei Aplicada Contra os Acusados

5) Relatório Final da CPMI do Oito de Janeiro Pede Indiciamento de Bolsonaro e Ex-Ministros em Diversos Crimes

6) O Destino dos Presos do Oito de Janeiro e a Lei Sancionada por Jair Bolsonaro Que Está Sendo Aplicada Contra Eles

7) Um Ano da Tragédia do Oito de Janeiro: O Papel de Jair Bolsonaro

8) Leviandade e Humilhação Sem Fim: Jair Bolsonaro Sugere Que Lula Tome Iniciativa de Propor Anistia ao Presos do Oito de Janeiro

9) O Áudio Vazado de Mauro Cid: Análise Detalhada e Mais Informações

10) Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes Teriam Tido Reunião Secreta em Dezembro de 2022

COLABORE CONOSCO FAZENDO
UMA DOAÇÃO NO PIX: 483.145.688-80

O livro é possivelmente a primeira obra publicada expondo a verdadeira face do bolsonarismo, sem render-se às narrativas delirantes criadas pelos bolsonaristas em torno da figura do “Mito” e sem ceder às narrativas puramente retóricas para fins de guerra política que são usadas pela esquerda. Clique na imagem para ver resenha completa e informações onde adquirir seu exemplar.

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários