O candidato mais votado nas eleições realizadas na Guatemala neste final de semana terminou com pouco mais de 15% dos votos. A justiça eleitoral daquele país informou na segunda-feira (26/06) que a ex-primeira-dama Sandra Torres do partido de centro-esquerda Unidade Nacional da Esperança obteve 15.7% dos votos. Bernardo Arévalo, do partido esquerdista Semilla, ficou 12.1% dos sufrágios.
Mas as maiores porcentagens nas eleições deste domingo (25/06) foram obtidas pela abstenção, que ficou em torno de 40% do universo de votantes. O número de votos nulos foi de 17.5% e 7.14% de brancos.
O percentual de votos nulos foi maior do que aquele alcançado por Sandra Torres, mostrando uma clara rejeição ao sistema político e desconfiança no processo eleitoral.
O vencedor do segundo turno marcado para 20 de agosto vai suceder o presidente de centro-direita Alejandro Giammattei, que chega ao fim do mandato com 76% de desaprovação. O voto não é obrigatório na Guatemala, e apenas 57% do eleitores aptos compareceram às urnas. No gráfico abaixo, o histórico de votos nulos em anos recentes na Guatemala. Por Angelica Ca.