por paulo eneas
O eleitor paulistano de direita poderá ficar sem opção de voto para prefeito nas eleições municipais desse ano. A ex-prefeita petista Marta Suplicy, que até a data de hoje (10/01) era Secretária de Relações Institucionais do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), será a candidata a vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL).
Marta Suplicy é uma petista histórica que esteve circunstancialmente filiada ao MDB, mesmo partido do atual prefeito Ricardo Nunes, cuja prefeitura aloja esquerdistas de várias correntes, desde tucanos a petistas e ex-petistas. Apoiado por Jair Bolsonaro na sua tentativa de reeleição, Ricardo Nunes também aspirava ter sua agora ex-secretária petista como candidata a vice em sua chapa.
A ida de Marta Suplicy para a chapa do psolista Guilherme Boulos resultou de uma articulação feita pessoalmente pelo petista Lula. Com a chapa praticamente definida e o retorno de Marta Suplicy ao ninho petista, considerado líquido e certo, a esquerda virá solidamente unida para a sucessão paulistana com duas lideranças de peso do PT e do PSOL.
Em contraste, o eleitor paulistano de direita ficará órfão no pleito municipal, uma vez que não haverá candidato de direita na disputa sucessória. A cidade que viu nascer a ex-direita por volta de 2013, que marcou história com as manifestações na Avenida Paulista, inacreditavelmente não terá candidato de direita competitivo nas eleições municipais deste ano.
Os nomes de direita com potencial eleitoral foram devidamente bloqueados e inviabilizados por decisão de Jair Bolsonaro e de seu chefe, Valdemar da Costa Neto. Ao decidir apoiar Ricardo Nunes e vetar qualquer nome da direita para sucessão paulistana, Jair Bolsonaro potencializou as chances de vitória da esquerda unida no pleito paulistano.
Desta forma, ex-presidente segue desempenhando o papel de inviabilizar a formação e consolidação de novas lideranças do campo da direita, que permanece como player secundário e coadjuvante no cenário político, enquanto a esquerda conquista vitórias a passos largos, como muito provavelmente ocorrerá nas eleições municipais deste ano.