por angelica ca e paulo eneas
O II Encontro Regional do Foro Madrid foi realizado no final de março em Lima, no Peru. O encontro reuniu mais de oitocentos participantes, incluindo políticos, intelectuais e lideranças regionais latino-americanas. O ex-chanceler brasileiro Ernesto Araújo esteve entre os palestrantes.

O Foro Madrid surgiu em outubro de 2020 como uma iniciativa para fazer frente ao Foro de São Paulo, principal entidade esquerdista latino-americana que reúne e articula os principais partidos de esquerda da América Latina. O Foro é uma iniciativa da Fundação Disenso e do Partido Vox, a principal agremiação política de direita da Espanha.

O encontro desse ano foi pautado pelos eventos recentes ocorridos no próprio Peru, quando ex-presidente esquerdista Pedro Castillo tentou dar um Golpe de Estado no país no final do ano passado ao ameaçar fechar o parlamento peruano. O golpe fracassou em grande parte diante da resistência do povo peruano.

O documento final do encontro reiterou o compromisso do Foro Madrid de continuar promovendo a articulação política necessária para conseguir a libertação de todos os presos políticos na Bolívia, Cuba, Nicarágua e Venezuela.

O documento também fala na necessidade de prevenção, detecção e denúncia dos novos métodos de fraude eleitoral desenvolvidos pelo Foro de São Paulo e em expor seus planos para favorecer os interesses do narcotráfico na América Latina. Fonte: Foro Madrid | El Debate | PanamPost.



Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários