por angelica ca
A revogação dos decretos sobre armas promovida pelo petista Lula no primeiro dia de seu governo travou o serviço de blindagem de automóveis em todo o País. Os decretos do governo anterior regulamentavam a venda e a autorização para a posse e o porte de armas de fogo. Entre os decretos do ex-presidente Jair Bolsonaro que foram revogados pelo petista está o que retirava a exigência do Certificado de Registro para proprietários de veículos blindados.
Com a revogação, muitas empresas de blindagem estão paradas e os clientes que até pagaram pelo serviço, não podem receber seus veículos até que o certificado seja liberado.
A blindagem de veículos, assim como ocorre com a venda de armamentos, é monitorada pelo Exército. Em entrevista ao UOL, o presidente da Associação Brasileira de Blindagem, Marcelo Silva, explicou que em algumas regiões, o Exército interpretou erroneamente a revogação e suspendeu os registros. “O Exército quer um parecer jurídico antes de liberar novos registros e isso não tem prazo para acontecer”, explicou o dirigente da associação.