O prefeito da cidade francesa de Grenoble, Eric Piolle, propôs recentemente retirar os feriados religiosos do calendário oficial da cidade e substituí-los por feriados seculares para “celebrar o compromisso com a República”. O calendário francês tem onze feriados nacionais, seis dos quais estão relacionados a celebrações religiosas.

“Podemos tornar nosso calendário mais pluralista (…) celebrando nosso apego comum à República”, afirmou o prefeito esquerdista. Eric Piolle, do Partido Verde francês, propôs a criação de feriados para eventos históricos, como a abolição da escravatura, e para “direitos adquiridos”, como o aborto e o casamento igualitário.

As festividade religiosas francesas são a segunda-feira depois da Páscoa, quinta-feira da Ascensão; a segunda-feira depois de Pentecostes; a Assunção de Nossa Senhora, que se celebra no dia 15 de agosto; Dia de Todos os Santos, 1 de novembro; Natal 25 de dezembro. Em algumas regiões francesas, os feriados são no total de treze, sendo oito deles de cunho religioso.

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários