A operação ocorre na mesma semana em que influenciadores da rede bolsonarista de manipulação e desinformação, principalmente os que residem no exterior, mais uma vez espalharam a mentira de que alguma coisa “bombástica” iria acontecer esta semana em função da armação midiática falaciosa chamada Twitter Files.


por angelica ca e paulo eneas
A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (20/06) a 28ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga suspeitos de financiar e incentivar os supostos atos de 08 de janeiro de 2023. Nesta nova fase da operação foram cumpridos 27 mandados nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, 15 mandado de busca e apreensão e 12 de busca pessoal.

Não há mandados de prisão expedidos pelo justiça nesta fase. A maior parte das ações é cumprida no Estado de Santa Catarina, onde foram cumpridos 19 mandados, sendo 11 de busca e apreensão. No sul do país, os policiais apreenderam armas e munições que estavam em poder dos investigados.

A operação ocorre na mesma semana em que influenciadores da rede bolsonarista de manipulação e desinformação, principalmente os que residem no exterior, mais uma vez espalharam a mentira de que alguma coisa “bombástica” iria acontecer esta semana em função da armação midiática falaciosa chamada Twitter Files.

A peça midiática do Twitter Files que enganou o eleitorado de direita e mobilizou mídias digitais por várias semanas. Mais uma vez, tudo não passou de encenação para iludir a direita e gerar engajamento para os seus autores, pois não houve como de fato não haverá, modificação alguma no status quo institucional brasileiro em função dessa “denúncia”, conforme havíamos antecipado desde o primeiro dia.

O foco desta nova fase das investigações da Operação Lesa Pátria são os supostos financiadores que supostamente teriam se envolvido tanto no bloqueio de rodovias, quanto no financiamento dos atos de 8 de Janeiro em Brasília.

Segundo as investigações, o financiamento teria acontecido por meio de pagamento de combustíveis e passagens para as pessoas que  saíram do estado de origem para a capital federal para os protestos que ocorreram logo após o segundo turno das eleições presidenciais.

O Supremo Tribunal Federal, que autorizou as buscas, também determinou a indisponibilidade dos bens dos supostos envolvidos. Segundo informações da Polícia Federal, os danos aos cofres públicos causados durante os atos de Oito de Janeiro podem chegar aos R$ 40 milhões.

As investigações da Operação Lesa Pátria abrangem uma série de crimes previstos na Lei 14197, sancionada em 1 de setembro de 2021 pelo então presidente Jair Bolsonaro.

A Lei 14197 veio em substituição à antiga Lei de Segurança Nacional e tipificou como crime de tentativa de golpe de Estado atos que anteriormente seriam tratados no máximo como vandalismo e danos ao patrimônio público.

COLABORE CONOSCO FAZENDO
UMA DOAÇÃO NO PIX: 483.145.688-80

O livro é possivelmente a primeira obra publicada expondo a verdadeira face do bolsonarismo, sem render-se às narrativas delirantes criadas pelos bolsonaristas em torno da figura do “Mito” e sem ceder às narrativas puramente retóricas para fins de guerra política que são usadas pela esquerda. Clique na imagem para ver resenha completa e informações onde adquirir seu exemplar.

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários