PAUTA DAS LIVES

PAUTA 31/03

1) Lula na China faz declarações contra o dólar

  • Analistas erraram ao falar em possível alinhamento do governo petista com a adm democrata da Casa Branca

Reação em toda imprensa ocidental
– Washington Post: O Ocidente esperava que Lula fosse um parceiro, mas ele tem seus próprio planos
– Financial Times: Lula chama pelo fim do comércio com dolar
– Thomas Shannon, ex-embaixador dos EUA no Brasil: Se China, Brasil, BRICS querem substituir dólar, boa sorte
– Outros veículos trouxeram repercussão semelhante
– Declaração Conjunta Brasil e China: “Taiwan parte inseparável do território chinês
– Nesta segunda, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional do EUA, John Kirby, afirmou que “O Brasil está repetindo a propaganda russa e chinesa sem olhar para os fatos”.
– Folha de São Paulo: “Biden considera que Brasil renunciou à pretensão de neutralidade”
– IMF Chief Warns Against ‘Second Cold War’ Amid BRICS’ Challenge To USD:
During a press conference at the official start of the World Bank and IMF’s spring meetings, IMF Chief Kristalina Georgieva warned against a Second Cold War amid the challenge to the USD by BRICS and trade tensions between China and the US.

  • Sergei Lavrov faz um tour pelos países do Foro de São Paulo: Brasil, Venezuela, Cuba, Nicarágua: Lavrov afirmou que a América Latina é um centro de treinamento para o mundo multipolar e uma região amiga da Rússia, expondo assim a doutrina da “multipolaridade” centrada nos interesses da Rússia preconizada nas teses eurasianas de Alexander Dugin.
  • Crescente influência do Irã no BRICS
  • O Brasil em vias de se tornar Irã da América Latina?
  • Quais são as possibilidades concretas de sanções econômicas da União Europeia e dos Estados Unidos contra o Brasil? Considerando que:De acordo com dados do Ministério da Economia do Brasil referentes ao ano de 2021, o peso percentual somado das exportações brasileiras para os Estados Unidos e a União Europeia foi de aproximadamente 36% do total exportado pelo país. Para os EUA o grosso das exportações é de produtos de valor agregado, manufaturados.
    Para a China foi 33% do total de exportações no mesmo ano: commodities agrícolas e minerais, incluindo petroleo bruto.

Brasil na Rota da Seda?
Em sua entrevista ao jornal chinês Global Times, o embaixador Celso Amorim, assessor especial internacional da Presidência da República, disse que o Brasil está aberto a estudar adesão ao programa Nova Rota da Seda, o controverso plano de investimentos em infraestrutura da China.

  • Ler artigo com seguinte complemento:
    Sri Lanka: quando insolvente, porto cedido em 2017 para o PC Chines / dominio estratégico do Mar da India / Estado vassalo da China / R&Belt envolve tambem imprensa / marxismo classico: dominar a infraestrutura economica / Conferência Tricontinental de Havana agosto 1966/ estrategia maoista de cerco das cidades a partir do campo.B&Road fornece cheque em branco para regimes autoritarios, via aporte de recursos que compensem sanções ocidentais. Ex: VenezuelaBrasil: o 4o país do mundo que mais recebeu emprestimos da China entre 2000/2017. Nao está na rota da seda. Total de 39 bilhões de dolares.
    Gov Temer: 11.5 bilhoes
    Gov Bolsonaro: menos de 1 milhaoBrasil é o 2o pais que mais tem dividas com a China na Am Latina. So perde pra Vnzla.