por paulo eneas
A semana na economia começou com a Bolsa de Valores do Brasil operando em alta. O índice Ibovespa da B3 estava em 106.080 pontos ao final da manhã, com alta de 0.85% em relação a abertura. O dólar segue abaixo de cinco reais, oscilando em torno de R$4.95 desde o início da manhã.

O Boletim Focus do Banco Central divulgado na manhã desta segunda-feira (08/05) traz uma redução nas expectativas de inflação anual para este ano e para o ano de 2024, segundo as projeções do mercado financeiro. Para este ano, a inflação projetada ficou em 6.02% de taxa anual. Uma redução de 0.03 pontos em relação à projeção anterior.

Ainda assim, essa inflação projetada encontra-se acima da meta de inflação fixada para esse ano pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 3.25% de taxa anual com banda de tolerância de 1.50% para mais ou para menos.

A persistência dessa projeção de inflação acima da meta sinaliza a continuidade da atual taxa de juros Selic, que está em 13.75% ao ano, uma das mais altas do mundo atualmente.

O mercado também projeta uma taxa Selic de 12.50% até o final de desse ano. A expectativa de crescimento do PIB manteve-se basicamente a mesma, com a previsão de 1.40% para este ano, muito abaixo das reais necessidades nacionais.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários