por paulo eneas
Terá início nesta quarta-feira (15/03) às 20h00 a série de vídeos semanais do editor do Inteligência Analítica no âmbito do curso História Política Recente do Brasil, que irá abordar a trajetória da direita política brasileira desde o início deste século até à volta dos petistas à Presidência da República nas eleições do ano passado.

No vídeo inaugural, denominado O Alvorecer da Direita: Contexto Histórico, será apresentado um painel sobre a trajetória da direita desde o regime militar, passando pelo advento da Nova República, o hiato político no período da estratégia das tesouras tucano-petista.

Será dada ênfase ao movimento cultural de viés conservador iniciado ainda no começo do século por Olavo de Carvalho e que lançou as bases daquilo que viria a ser a nova direita política brasileira, desgarrada do establishment até pelo menos 2017.

A ementa do primeiro vídeo da série pode ser vista abaixo. Os leitores interessados podem se inscrever nesse link aqui, para ter acesso aos dez vídeos semanas que irão compor a série. Os inscritos receberam transcrições escritas do conteúdo apresentado e poderão acompanhar discussões de aprofundamento dos temas tratados em um grupo do telegram.


Ementa
História Política Recente do Brasil

Paulo Eneas
Março 2023
Aula 01

1) Período do Regime Militar

a) Já se inicia com discurso hostil à direita feito por Castelo Branco: “A revolução não dará espaço à extrema-direita”

b) Recusa em indicar Gilberto Freyre (Casa-Grande & Senzala) para o MEC, já em processo de aparelhamento

c) Liquidação completa da direita a partir de 1968 com cassação de Carlos Lacerda

d) Financiamento e apoio à ocupação dos espaços de cultura pela esquerda: Sindicato dos Jornalistas | Editora Civilização Brasileira de Ênio Silveira – relato de Olavo

e) Política externa: adesão ao terceiro-mundismo (criação soviética) e posteriormente ao movimento dos países não alinhados

f) Teoria da Panela de Pressão de Golbery do Couto e Silva possibilita surgimento de Lula

g) Movimento pela anistia beneficia a esquerda, crimes do período são perdoados

2) Período da Nova República

a) Esquerda alojada no MDB retoma o poder político

b) Todos os meios de cultura, comunicação, entretenimento aparelhados pela esquerda

c) Último respiro fora do campo da esquerda veio com Fernando Collor. Direita política fica reduzida a uma caricatura, com velhos políticos corruptos do establishment.

d) A partir de 1994 tem início a Estratégia das Tesouras tucanos x petistas

e) Em 1991 surge o Foro de São Paulo.

f) Dez anos depois, Fernando Henrique Cardoso começa a preparar o caminho para a tomada do poder pelo PT

3) A Direita Começa Renascer Como Movimento Cultural com Olavo de Carvalho

a) Olavo de Carvalho lança seus primeiros livros ainda no Governo FHC:
– Nova Era e Revolução Cultural 1994
– O Jardim das Aflições em 1995
– Imbecil Coletivo 1996

b) Ainda em 1996 Olavo de Carvalho inicia seu programa True Outspeak no Blog Talk Radio, e começa a tornar-se referência na principal rede social da época: Orkut

c) Tem início um movimento cultural de viés conservador que, no seu desdobramento político posterior, dá início a um movimento político de direita totalmente desgarrado da direita caricata associada ao establishment político dos partidos que apoiaram o regime militar. Autores de viés conservador começam a surgir e ganhar espaço no mercado editorial.

d) Esse movimento persiste durante os dois mandatos de Lula e início do Governo Dilma, por meio de uma rede não articulada e descentralizada na internet que fomenta a disseminação de ideias conservadoras e contrárias à esquerda

4) A Jornadas de Junho de 2013 Marcam a Virada

a) Conservadores e a população em geral tomam à frente daquelas grandes manifestações, expulsam a esquerda que as convocou e o movimento passa a ser um movimento de massas difuso anti-establishment.

b) Movimentos organizados de direita, de viés conservador ou liberal, começam a surgir a partir de então e com isso nasce o antipetismo, como símbolo político aglutinador do rechaço à mentalidade esquerdista.

c) O nome de Olavo de Carvalho e suas obras começam a ganhar dimensão mais popular, para além dos círculos intelectualizados mais restritos.

d) O meio acadêmico hegemonizado pela esquerda percebe a força desses movimentos de direita e inúmeros trabalhos acadêmicos começam a surgir analisando o impacto desses movimentos de direita.

5) Começa o Movimento de Impeachment

a) O movimento pelo Impeachment de Dilma começa dias após o segundo turno das eleições de 2014, capitaneado por esses movimentos.

b) Importante: as lideranças desses movimentos são todas elas pessoas comuns, e não políticos profissionais. Estes são rechaçados ao tentarem se aproximar, especialmente os tucanos.

c) O movimento de rua pelo impeachment não foi apenas a rejeição à Dilma Rousseff por conta da situação da economia. O movimento expressava um sentimento mais amplo de rejeição à esquerda, à corrupção, condenação do regime venezuelano e mais um conjunto de pautas próprias da direita: criminalidade, aborto, legítima defesa, soberania nacional, ganham as ruas, rompendo em parte a hegemonia da esquerda.

d) Após o impeachment da ex-presidente petista, o movimento ganha impulso com a Operação Lava-Jato

e) Mídias e canais conservadores começam a crescer e dominar o debate político na internet

f) A esquerda se dá conta que ela não sabe usar as redes sociais para fazer política, como ficou evidenciado na experiência fracassada dos MAVs ainda na era petista.

g) O movimento de direita ganha força com as mudanças no cenário internacional, com a aprovação do Brexit e a vitória de Donald Trump nos EUA. Manifestantes realizaram em maio de 2016 um ato na Avenida Paulista em apoio a Donald Trump que repercutiu em toda a imprensa nacional.

h) Em 2017 um vigoroso movimento soberanista surge contra a proposta de Nova Lei de Imigração. Em uma manifestação em março daquele ano na Avenida Paulista, os manifestantes foram alvo de um atentado a bomba praticado por palestinos residentes no Brasil.

i) A partir do segundo semestre de 2017, a quase totalidade daquele movimento abraça a pré-candidatura do então deputado Jair Bolsonaro à Presidência da República

6) Os Protagonistas Políticos do Renascimento da Direita

a) O movimento iniciado em 2006 não teve um protagonista como liderança política individual

b) O então deputado federal Jair Bolsonaro mantinha uma atuação à parte destes movimentos, defendendo pautas muitas vezes opostas a este movimento, como o apoio pontual ao governo petista, a defesa de Hugo Chávez, defesa do controle de natalidade como mecanismo de combate à pobreza, entre outros.

c) Se o movimento não teve liderança política, ele foi fortemente inspirado em suas pautas pela figura de Olavo de Carvalho.

d) O movimento girava, ainda que organizado de modo insatisfatório, na defesa de pautas políticas, na hostilidade à esquerda representada pelo seu viés antipetista e não na defesa intransigente e cega de um político, como veio a ocorrer anos depois.


#FIM

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários