A Organização de Venezuelanos Perseguidos Políticos no Exílio (Veppex), que atua no exílio, emitiu comunicado na última quinta-feira (01/06) declarando o petista Lula persona non grata “por seu constante apoio ao regime tirânico de Nicolás Maduro”.
No comunicado, a organização qualificou de “aberração absoluta” o fato de o presidente brasileiro ter afirmado que as denúncias internacionais contra a ditadura da Venezuela seriam apenas “produto de uma narrativa negativa” contra o ditador Nicolas Maduro.
“O presidente Lula finge ignorar muitos fatos que são públicos e que mostram o regime que reina na Venezuela, como os 7 milhões de venezuelanos no mundo [que saíram do país desde a implantação do chavismo] e a existência de centenas de presos políticos, que são uma realidade que o presidente do Brasil finge ignorar”, disse no comunicado o diretor da Veppex, José Antonio Colina.
Comunicado de la Organización de Venezolanos Perseguidos Politicos en el Exilio (Veppex) dónde se declara persona NON Grata al presidente de Brasil.
La Organización de Venezolanos Perseguidos Politicos en el Exilio (Veppex) declara Persona NON GRATA al presidente de Brasil, Luiz… pic.twitter.com/rc4ykRjy28
— Veppex (@Veppex1) June 1, 2023