por paulo eneas
As ações da Petrobras abriram com gap de baixa de 8.07% na manhã desta quinta-feira (15/05), após a mudança no comando da empresa anunciado na noite desta terça, com a saída do agora ex-presidente da empresa, Jean Paul Prates. O gap ocorre quando a cotação de uma dada ação abre com um salto pra cima ou pra baixo em relação ao fechamento do dia anterior.

A saída do ex-CEO da empresa, Jean Paul Prates, deveu-se a desentendimentos com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, em torno da distribuição de dividendos da companhia. Dividendos são parte dos lucros de uma empresa distribuídos a seus acionistas.

Embora a saída de Prates tenha sido anunciada somente na noite de terça, ainda durante o pregão de ontem (14/05) observou-se um volume extremamente atípico de negociações por volta das 16h30min, sem que isso acarretasse alterações no preço.

Quando isto ocorre tem-se o que se chama de montagem de posição por parte de grandes operadores do mercado. Essas montagens de posição podem, mas não necessariamente, sinalizar acesso a informação privilegiada.

Em casos extremos, grande volume de negociações sem movimentação expressiva no preço da ação podem caracterizar também as chamas operações “Zé com Zé”, que são proibidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A nova CEO da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou em entrevista recente à Bloomberg sobre o fim do ciclo do Pré-Sal, o que já vem sendo apontado há algum tempo por geólogos e geofísicos, e defendeu a exploração de petróleo em outras áreas do país, especialmente a bacia equatorial.

Por outro lado, Magda Chambriard já se mostrou defensora do chamado “conteúdo local”, tão apreciado pela petista Dilma Rousseff, que procura privilegiar empresas e tecnologias nacionais na cadeia produtiva de exploração petrolífera, em prejuízo de tecnologias estrangeiras mais avançadas, o que aponta para um cenário de mais petróleo “extraído com enxada”.

Mas em outro contraponto, Magda Chambriard defende investimentos em refino, o que poderia superar um dos grande gargalos energéticos do Brasil que é o de não ter capacidade de refinar o petróleo aqui extraído, o que torna os preços dos combustíveis fósseis aqui consumidos mais susceptíveis ao mercado internacional e ao câmbio.

Por fim, a mudança na direção da Petrobras continua tensionando a Bolsa de Valores. Um pouco antes das 13h desta quarta-feira, as negociações com as ações da Petrobras foram interrompidas por meio do mecanismo de circuit breaker, após anúncio de medidas referentes ao pagamento de dividendos.

A interrupção ocorreu quando as ações mais negociadas, da classe PETR4, vinham em tendência de alta no dia de hoje, quando a baixa em relação ao dia anterior havia recuado para 6.17% contra baixa de 8.07% quando da abertura do pregão.

Quando da volta das negociações um pouco após às 13h00, o preço das ações da PETR4 permaneceram estáveis em torno de R$ 38.50 reduzindo a queda do dia para cerca de 6% em relação ao fechamento do dia anterior.

Em condições normais, quando o mercado acionário abre em gap de alta ou baixa, com um salto no preço para cima ou para baixo, o preço tende, embora nem sempre, a voltar para a região de preço do fechamento anterior, fazendo assim o chamado fechamento de gap.

COLABORE CONOSCO FAZENDO
UMA DOAÇÃO NO PIX: 483.145.688-80

O livro é possivelmente a primeira obra publicada expondo a verdadeira face do bolsonarismo, sem render-se às narrativas delirantes criadas pelos bolsonaristas em torno da figura do “Mito” e sem ceder às narrativas puramente retóricas para fins de guerra política que são usadas pela esquerda. Clique na imagem para ver resenha completa e informações onde adquirir seu exemplar.

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários