por angelica ca
O ditador sandinista da Nicarágua, Daniel Ortega, ordenou nesta terça-feira (07/03), por meio do Ministério do Interior, a dissolução da personalidade jurídica da Universidade Católica João Paulo II, com sede em Managua e outras quatro cidades, e da Associação Universitária Cristã Autônoma da Região de Nicarágua (UCAN), com sede em León e outras cinco cidades.

Além de dissolver as entidades universitárias, o Ministério do Interior cancelou a personalidade jurídica da Cáritas Nicarágua e da Cáritas Jinotega, mediante a “dissolução voluntária” acordada por seus próprios membros, segundo informa o jornal La Prensa. A ditadura nicaraguense usa como fundamento da sua decisão o alegado “descumprimento” das obrigações das universidades “conforme as leis que as regulam”.
O Ministério do Interior estabelece que os diretores de ambas as universidades devem “entregar de forma célere e ordenada ao Conselho Nacional de Universidades da Nicarágua as informações sobre alunos, docentes, carreiras, planos de estudos, bases de dados de matrículas e habilitações e registro acadêmico”.

Os alunos de ambas as instituições serão integrados em outras universidades. A ditadura nicaraguense também expropriou os bens das duas instituições, determinando que patrimônio de cada uma delas seja transferido para o Estado, de acordo com as normas da Lei 1.115 sobre organizações sem fins lucrativos. Fonte: Infobae | ACI Digital | AICA



Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários