O jornalista e youtuber Allan Frutuozo foi preso ao final da tarde desta quarta-feira (26/07) no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), quando tentava embarcar em voo para a Argentina. A prisão veio em consequência de um mandado de prisão expedido pela Justiça Federal de Brasília (DF) em 18 de dezembro de 2022, seis dias após a tentativa de invasão da sede da Polícia Federal naquela cidade. O mandado de prisão menciona suposta associação criminosa e coação no processo por parte do jornalista.
Allan Frutuozo é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e estava entre os entusiastas das manifestações ocorridas em Brasília após o segundo turno das eleições do ano passado. Seu canal no youtube sempre traz conteúdos exibindo situações políticas irreais que descrevem vitórias imaginárias da direita contra a esquerda, que é apresentada sempre como se estivesse “desesperada”.
Essa abordagem descolada da realidade serve pra alimentar as auto-ilusões da massa de apoiadores de Jair Bolsonaro que proporcionam, em contrapartida, dezenas de milhares de acessos e visualizações ao canal. Esse modelo de comunicação, que é basicamente um modelo de manipulação de massas, é repetido por praticamente todos os youtubers da outrora direita.
Como ocorre com centenas de outros apoiadores do ex-presidente que também foram presos, Allan Frutuozo será entregue à própria sorte e será completamente abandonado e esquecido por Jair Bolsonaro. Se preciso for, o ex-presidente não se furtará em dar depoimentos e declarações que incriminem ainda mais o jornalista, assim como fez com outros presos, como o ex-deputado Daniel Silveira. Fonte Revista Oeste.