O petista Lula afirmou nesta terça-feira (22/08) que as transações comerciais entre o Brasil e a Argentina poderão dispensar o uso do dólar e passarem a ser feitas com a moeda chinesa renminbi, às vezes chamado erroneamente de yuan.
A afirmação foi feita no programa Conversa com o Presidente, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e transmitido pelas redes sociais. Lula justificou a intenção de usar a moeda chinesa por conta da dificuldade da Argentina em adquirir dólares. A medida teria o objetivo de ajudar o governo esquerdista fracassado do país vizinho.
A intenção de Lula vai ficar apenas no papel, ou no programa da EBC. A moeda chinesa não tem conversibilidade com as principais moedas do Ocidente, o câmbio chinês é depreciado em relação ao real e, o mais importante: que exportador privado brasileiro aceitaria abrir mão de receber em dólares para receber moeda chinesa?
Lula está apenas jogando para sua plateia e falando de um tema sobre o qual ele não tem a mínima ideia das implicações e de sua exequibilidade.