por paulo eneas e angelica ca
O embate entre o empresário Elon Musk, dono da rede social X e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, iniciado no último final de semana, repercutiu em diversos veículos da imprensa internacional nesta segunda-feira (08/04).
Ao longo deste sábado (06/04), Elon Musk fez diversos pronunciamentos em seu perfil na plataforma questionando a postura do magistrado brasileiro. O empresário norte-americano também classificou as exigências feitas pela justiça à rede social X como as “mais draconianas” em relação a qualquer outro país.
As declarações do bilionário ressoaram no jornal Washington Post:
Elon Musk desafia juiz brasileiro em ordem para bloquear contas do X
Por sua vez o Financial Times estampou a seguinte chamada:
Brasil ameaça fechar rede social após conflito com Musk
O jornal norte-americano The Hill classificou Elon Musk de autodeclarado absolutista da liberdade de expressão e noticiou:
Juiz da Suprema Corte do Brasil ordena investigação de Elon Musk por notícias falsas e obstrução
O mesmo jornal ressaltou que o Brasil é um mercado importante para empresas de mídia social, informando que cerca de 40 milhões de brasileiros, ou cerca de 18% da população, acessam o X pelo menos uma vez por mês.
O site da Bloomberg repercutiu o episódio em um artigo com o título:
Musk levanta restrições sobre contas X no Brasil em desafio aos tribunais
O jornal afirma que “a briga [entre Musk e Moraes] ocorre no momento em que os tribunais ampliam a luta contra as chamadas fake news e o discurso de ódio”.
O jornal britânico The Guardian tem uma sua manchete a seguinte chamada:
Elon Musk enfrenta inquérito no Brasil após X desafiar ordem judicial
O jornal destacou que a inclusão de Elon Musk nos inquéritos do Supremo Tribunal Federal ocorreu depois de se envolver em uma disputa pública sobre uma ordem judicial que exigia que a rede social X bloqueasse algumas contas.
A revista alemã Spiegel aifrmou:
Elon Musk ataca juiz brasileiro, que inicia investigação
Por sua vez, a Agência Reuters classificou Elon Musk como um “autodeclarado absolutista da liberdade de expressão” que desafiou uma decisão judicial de bloqueio de certas contas.
Na América Latina, a história teve repercussão no El Universal. Na Argentina, o Pagina 12 deu destaque à acusação de “manipulação criminal e dolosa” feita contra Elon Musk pelo judiciário brasileiro.
COLABORE CONOSCO FAZENDO UMA DOAÇÃO NO PIX: 483.145.688-80 |