Israel Nega Acordo de Cessar-Fogo Temporário em Gaza
O gabinete israelense negou que tenha havido acordo de cessar-fogo temporário em Gaza que seria iniciado a partir desta segunda-feira (16/10). O anúncio do cessar-fogo foi divulgado no final de semana pela Agência Reuters, que afirmou que a cessar-fogo seguiria a abertura da passagem de Rafah, na fronteira de Gaza com Egito. A passagem segue fechada e os embates em Gaza prosseguem.
Grupo Terrorista Hamas Mantém 199 Civis Como Reféns
Segundo as Forças de Defesa de Israel, o grupo terrorista Hamas mantém 199 civis israelenses como reféns em Gaza. Os civis foram raptados durante o ataque do grupo terrorista a civis israelenses no penúltimo sábado (07/10). Entre os que estão mantidos em cativeiro pelos terroristas há mulheres, crianças e idosos. Familiares das vítimas sequestradas estão sendo notificadas pelo exército israelense.
Qatar Pressiona Hamas Pela Libertação dos Civis Sequestrados
O Qatar está pressionando o Hamas pela liberação dos civis israelenses sequestrados, especialmente as mulheres, crianças e idosos. O posicionamento do Qatar veio logo em seguida a visita dos Secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken àquele país árabe. O Hamas está sendo representado na negociação por Ismail Haniyeh, que afirmou que o grupo terrorista estaria disposto a liberar os reféns em troca da liberação de 36 terroristas palestinos atualmente presos em Israel.
Mais de 4 Mil Mortos na Guerra Até Agora
O número de mortos na guerra entre Israel e terroristas do Hamas já passa de 4 mil. O conflito teve início em 7 de outubro, quando terroristas do Hamas atacaram o território israelense e mataram centenas de civis desarmados, incluindo mulheres, crianças e idosos. Do lado israelense são cerca de 1.4 mil mortos. Na faixa de Gaza, estima-se em 2.7 mil vítimas. O número de feridos ultrapassa 14 mil. Entre os mortos, há estrangeiros. Ao menos três brasileiros foram mortos: Karla Stelzer, 42 anos. Bruna Valeanu, 24 anos. E Ranani Glazer, também de 24 anos.
Grupo Terrorista Hamas Rouba Ajuda Humanitária Doada aos Civis de Gaza
A Agência para os Refugiados Palestinos das Nações Unidas em Gaza informou que o grupo terrorista Hamas, que é o governo de fato de Gaza, roubou combustível e material médico doado para assistência aos civis palestinos. Sem mencionar o nome Hamas, a agência afirmou que as “autoridades de fato em Gaza” roubaram as doações. O roubo da ajuda humanitária foi feito mediante invasão das instalações da agência na cidade de Gaza.
Governo Lula Segue Recusando Chamar o Hamas de Terrorista
O chancelar de fato do Brasil, Celso Amorim, afirmou que o governo brasileiro pretende conversar com “pessoas do Hamas” para tratar da liberação dos cidadãos brasileiros que estão em Gaza. Pressionado sobre a recusa do governo brasileiro em qualificar o Hamas como grupo terrorista, o chanceler de fato tergiversou e afirmou que “a questão central não é essa”.
Hamas Prossegue Disparando Foguetes Contra Tel Aviv e Jerusalém
O grupo terrorista Hamas segue disparando foguetes contra as cidades mais populosas ao norte de Israel. Os disparos da manhã desta segunda-feira (16/10) levou a uma interrupção da sessão do Knesset (parlamento israelense). Os disparos são feitos pelo Hamas a partir de áreas densamente povoadas de Gaza, dificultando a retaliação israelense por conta do potencial de vítimas civis. Contrariando todas as convenções internacionais de guerra, o Hamas usa civis “palestinos” como escudos humanos como sua principal arma para empreender suas ações terroristas. Redação de Angelica Ca e Paulo Eneas.