por paulo eneas
O governo petista sofreu na noite desta quarta-feira (03/05) sua primeira derrota importante na Câmara dos Deputados. E foi uma derrota acachapante: por 296 votos a favor e 136 contra, os deputados aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende as mudanças feitas pelo petista Lula no Marco Legal do Saneamento.
De autoria do deputado Fernando Monteiro (PP-PE), o projeto de decreto legislativo tornou sem efeito cinco parágrafos do decreto do petista Lula que fazia alterações no Marco Legal do Saneamento, criado por lei ordinária em 2020, incluindo trechos que estabelecem prazos de capacitação financeira de empresas estatais do setor de saneamento.
O Projeto de Decreto Legislativo foi aprovado após ser colocado em regime de urgência. O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), chegou a pedir adiamento da votação, mas eu pedido foi ignorado pelo plenário.
Ao contrário do erro estratégico cometido pela bancada bolsonarista na sessão que votaria o PL2630 das Fake News, quando o governo petista passou recibo assinado reconhecendo que perderia e pediu adiamento da votação e foi atendido nessa súplica pela bancada bolsonarista, desta vez a oposição soube como agir e impôs uma derrota relevante aos petistas.
Desde o início do ano temos afirmado que não seria difícil fazer oposição ao governo petista, por conta da ausência de unidade política e mesmo ideológica no amplo campo de alianças que levou o petista Lula novamente à Presidência da República. Esta ausência de unidade se manifesta inclusive na dificuldade do governo em formar um base sólida no Congresso Nacional.
Ocorre que o bolsonarismo e seu método amador de fazer política, que inclui subir na tribuna com peruca, o impede de potencializar a capacidade de se fazer uma oposição política efetiva ao petismo. Nesse sentido, o governo petista tem no bolsonarismo a oposição dos sonhos que qualquer governo gostaria de ter.
A derrota petista nesta noite de quarta-feira (03/05) na Câmara dos Deputados mostra que existe um espaço aberto e amplo para inviabilizar politicamente o governo petista seguindo as regras do jogo que estão postas. Basta para isso ter efetivo compromisso de ser oposição e ter competência para exercê-la.