por angelica ca
Autoridades do Governo da Polônia decidiram impor restrições à movimentação de diplomatas russos em território polonês, anunciou nesta segunda-feira (27/05) o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski, após uma reunião do Conselho de Relações Exteriores da União Europeia em Bruxelas.
Radoslaw Sikorski justificou a decisão como uma resposta à “guerra híbrida” da Rússia contra a União Europeia. Radoslaw Sikorski acrescentou que a embaixada russa receberá em breve uma nota do governo polonês sobre o assunto e que a restrição se aplicará a todo o pessoal da embaixada e dos consulados, exceto o embaixador.
Radoslaw Sikorski especificou que os diplomatas russos somente poderão se deslocar dentro da Mazóvia [a maior região no centro da Polônia] e os cônsules apenas nas províncias em que estivessem em exercício.
De acordo com o ministro polonês, existem provas do envolvimento do Estado russo na organização de sabotagens, inclusive no país. “Esperamos que a Federação Russa entenda isso como um sinal de alerta muito sério”, acrescentou o chanceler.
Em resposta à decisão das autoridades polonesas de restringir a circulação de diplomatas russos no país, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que seu país tomará medidas retaliatórias contra a Polônia.
COLABORE CONOSCO FAZENDO UMA DOAÇÃO NO PIX: 483.145.688-80 |