por angelica ca e paulo eneas
O governador republicano do Estado da Flórida, Ron DeSantis, anunciou oficialmente sua candidatura a Presidente dos Estados Unidos nas eleições norte-americanas do ano que vem. O anúncio foi feito durante uma conversa ao vivo com Elon Musk no Twitter na noite desta quarta-feira (24/05).
Sem usar de lacrações e mitadas em rede social, Ron DeSantis vem demonstrando nos anos recentes, como mostramos em várias reportagens do Inteligência Analítica, que é possível a um político realmente conservador colocar um freio na agenda progressista por meio da atuação política séria e madura.
Ao contrário do método espalhafatoso e lacrador de Donald Trump, imitado no Brasil por Jair Bolsonaro, o republicano Ron DeSantis caracteriza-se pela sobriedade e capacidade de agregar politicamente em torno de suas propostas.
Também ao contrário de Donald Trump, Ron DeSantis não costuma ser lembrado pelo que fala, mas pelo que efetivamente faz e implementa por uma agenda conservadora no exercício do governo, como tem feito estes anos como Governador da Florida.
Se vencer as primárias do Partido Republicano contra o ex-presidente Donald Trump, Ron DeSantis estará na posição de representar o primeiro candidato efetivamente conservador num pleito presidencial norte-americano após muitos anos.
Pois há anos o que a grande imprensa chama de “candidatos conservadores” na disputa política norte-americana são apenas neocons que invariavelmente terminam seus mandatos entregando o poder para a esquerda que controla Partido Democrata, como foi o caso de Donald Trump.