O Exército brasileiro irá realizar em agosto um treinamento militar conjunto com as forças dos regimes de ditadura comunista da Nicarágua e Venezuela. O exercício militar denominado Operação Paraná III é organizado pela Conferência dos Exércitos Americanos (CEA) e reunirá militares do Brasil, Nicarágua, Venezuela, Argentina, Bolívia e entre outros. A CEA conta com 23 países membros, entre eles Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Bolívia e Chile.
O objetivo do exercício é preparar as forças militares que poderão ser acionadas em situações de instabilidade política, econômica, social e catástrofes naturais em um país fictício da América do Sul.
Cabe questionar qual seria o interesse geopolítico e estratégico do Brasil em participar de um exercício militar com regimes de ditadura da Nicarágua e Venezuela. Cabe ainda questionar o que a entidade organizadora entende por “instabilidade política” e sob que premissas tal entidade iria “acionar” as Forças Armadas dos países envolvidos. Por Angelica Ca.