por paulo eneas
O ex-presidente Jair Bolsonaro desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília (DF) na manhã desta quinta-feira (30/03), retornando ao Brasil após passar exatos três meses no Estados Unidos, para onde viajou dois dias antes do término de seu mandato presidencial, após assinar portaria revogando a proibição de entrada do ditador venezuelano Nicolás Maduro em território brasileiro.
Um grupo de apoiadores do ex-presidente o aguardava no saguão do aeroporto desde a madrugada. No entanto, o grupo não conseguiu ter contato direto com Bolsonaro, que saiu por uma área reservada para encontrar-se com familiares e políticos. Entre eles estava o presidente do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto.
Em entrevista à CNN um dia antes de embarcar em Orlando, na Flórida, com destino ao Brasil, o ex-presidente afirmou: “eu fiquei quase três meses aqui, praticamente em silêncio”.
Bolsonaro de fato não manifestou-se nesse período sobre assuntos brasileiros relevantes, entre eles a prisão de cerca de mil de seus apoiadores, em relação aos quais o ex-presidente nada disse.
Logo após desembarcar, Bolsonaro dirigiu-se para a sede o Partido Liberal na capital federal, onde teve um contato breve com o grupo de apoiadores que o aguardavam em frente ao local.