por paulo eneas
O ex-deputado federal Marcio Labre, eleito em 2018 pelo antigo PSL pelo Estado do Rio de Janeiro, fez uma publicação em sua rede social na última sexta-feira (19/05) fazendo algumas perguntas cruciais ao ex-presidente Jair Bolsonaro e que repercutiram até mesmo na grande imprensa.

O site Metrópoles fez uma reportagem com o título Aliado perde a paciência: “Por que Bolsonaro não esclarece acusações?” refletindo assim a repercussão alcançada pela publicação que fez questionamentos que nenhum influenciador digital bolsonarista faz e que nenhum dos veículos de imprensa chapa-branca do bolsonarismo tem a coragem de fazer.

Como era de se esperar, a militância bolsonarista na internet, manipulada de modo permanente pela rede centralizada de agentes bolsonaristas de desinformação e manipulação, reagiu de modo histérico à publicação, por meio de xingamentos e ofensas ao ex-deputado.

Nenhuma dessas reações abordou o conteúdo das perguntas formuladas pelo ex-deputado. Pelo contrário, as reações limitaram-se a contestar, por meio de insultos e ofensas e apelos ad hominem ao fato do ex-deputado questionar o ex-presidente.

As perguntas formuladas foram todas em tom respeitoso porém firme, todas elas baseadas em fatos concretos que marcaram alguns momentos do governo e esses meses iniciais do governo petista.

Resumo das perguntas que precisam ser respondidas por Jair Bolsonaro
Os questionamentos formulados pelo ex-deputado Marcio Labre em sua mensagem, cuja íntegra pode ser vista mais abaixo, consistiram basicamente no seguinte:

1) Por que Jair Bolsonaro não vem a público voluntariamente esclarecer todos as acusações que estão sendo imputados a ele atingindo sua honra e a de sua família, para dissipar quaisquer dúvidas que possam haver entre seus apoiadores?

2) Por que Bolsonaro saiu do Brasil ao final de seu mandato e mesmo estando nos Estados Unidos não procurou justificar o porquê de sua saída?

3) Por que ao sair do Brasil não orientou os milhares de apoiadores que estavam em frente ao quartéis para irem para a casa, para evitar desdobramentos cujas consequências legais iriam, como de fato foram, recair sobre estes manifestantes?

4) Por que em seu depoimento na Polícia Federal, Jair Bolsonaro não exibiu as provas que ele sempre alegou supostamente ter em seu poder sobre as alegadas irregularidade nas urnas eletrônicas, mas em vez disso negou tudo o que afirmou e alegou estar supostamente sob efeito de medicamentos?

5) Por que Jair Bolsonaro alimentou em milhares de pessoas, pelo seu silêncio e pela ação de sua rede de agentes desinformantes na internet, a ilusão de algum fato iria ocorrer que impediria a posse de Lula, sabendo ele, Bolsonaro, que rigorosamente nada iria ocorrer e que Lula tomaria posse conforme previsto?

6) Jair Bolsonaro sente-se moralmente responsável pelas centenas de pessoas que foram presas? O que ele tem feito para oferecer amparo jurídico a estas pessoas que confiaram nele?

7) O que Jair Bolsonaro quis dizer com o “Acabou, porra” e por que o 7 de setembro de 2022 seria a última manifestação para os apoiadores irem às ruas?

8) O que Bolsonaro tem realmente a dizer sobre as joias árabes?

9) Existe algo que Mauro Cid e Anderson Torres sabem que poderia comprometer a credibilidade de Jair Bolsonaro?

10) Aqui o ex-deputado faz algumas considerações, que podem ser lidas mais abaixo.


Publicação original do ex-deputado Marcio Labre:

Perguntas Honestas ao Jair Bolsonaro
(que a direita não tem coragem de fazer)

Antes de começar, dirijo-me aos fanáticos da bolha cujo bom senso já foi sequestrado há tempos, pois os sintomas de danos psíquicos são auto evidentes. Muitos ainda em estado letárgico na espera de uma prometida “implosão do sistema” que nunca aconteceu. Por isso, caso se sintam desconfortáveis com as perguntas a seguir, não prossigam.

E para aqueles que estiverem prontos para me acusar de “mais um traidor”, “infiltrado comunista”, ” quanto estão te pagando?”, “se vendeu para o sistema”, “só fala isso porque não foi reeleito”… e outras babaquices, recomendo o mesmo conselho do item anterior. Não percam tempo com isso. Eu não ligo.

Tenho autoridade moral para trazer este assunto ao público porque fui deputado da base, sempre fiel até o último dia do governo, sempre fui ético, sempre lavei roupa suja em casa, nunca fui às redes fazer “fofoquinha”, aliás muitas vezes fui impedido de chegar perto do Presidente pelo “cinturão da panelinha” de assessores e deputags, apaixonados e deslumbrados pela carona no avião da FAB.

Os “conselheiros” vaidosos nunca aceitavam alertas e avisos de bom senso de quem não fazia parte da patota. Superada a questão, entendo que o momento atual que o Brasil atravessa exige uma postura honesta e esclarecedora do ex-Presidente. Então vamos às perguntas.

Pergunta 1
Diante de tantas acusações que o Senhor vem sofrendo, o que afinal de contas o impede de vir a público voluntariamente, ou convocando uma coletiva de imprensa, ou realizando uma live em suas redes sociais, para dar os devidos esclarecimentos para todos os brasileiros e principalmente aos seus eleitores que ainda não se sentem satisfeitos com os pontos e dúvidas que tem sido levantados pela imprensa e pelos adversários contra a sua honra e de sua família? Não seria razoável sanar todas as dúvidas de uma vez por todas, apresentando evidências concretas para acabar com as especulações que não param de crescer a cada dia? O seu silêncio e as meias palavras levam as pessoas a ficarem em dúvida quanto a procedência das acusações atribuídas ao Senhor.

Pergunta 2
Por que o senhor foi embora do Brasil no dia 30/12/2022 e mesmo em solo americano, não fez nenhum pronunciamento justificando sua saída do país?

Pergunta 3
Por que ao resolver ir embora do Brasil o Senhor não pediu aos milhares de manifestantes na porta dos quartéis que deixassem estes locais e voltassem para suas casas, a fim de preservar a integridade física e evitar as sansões penais a eles imputados?

Pergunta 4
Por que o senhor declarou publicamente que teria provas materiais de que o sistema eleitoral era fraudulento, mas no momento em que foi depor na Polícia Federal, não aproveitou para apresentar estas provas? Ao invés disso, pediu desculpas pela postagem sobre a fraude nas urnas e alegou estar sob efeito de medicação.

Pergunta 5
Ainda que o Senhor não concordasse com o resultado das eleições de 2022, mas acabou aceitando, porque então na própria ocasião da eleição o Senhor não fez uso da sua liderança ao invés do silêncio para impedir que movimentos de revolta popular e milhares de teorias conspiratórias propagadas por youtubers e influenciadores sugerissem uma possível intervenção militar, sentimento que ganhou volume em todo o Brasil, já que o Senhor sabia que nada aconteceria? Porque expor cidadãos desavisados a se exporem, motivados pela esperança de algum tipo de “milagre”, acreditando em algo que o Senhor sabia que não aconteceria?

Pergunta 6
O senhor se sente direta ou indiretamente responsável moralmente pelas centenas de pessoas encarceradas após o 8 de janeiro? O senhor busca fazer algo para ampara-las juridicamente? São pessoas que deram literalmente a vida e a liberdade pelo Senhor. Qual a contrapartida que o Senhor pode dar a elas neste momento?

Pergunta 7
Porque o Senhor declarou o “Acabou Porra”? O que o Senhor quis dizer com isso? E porque em 7 de Setembro de 2022 o Senhor disse que seria a última convocação para irmos para as ruas? O que era para ser decifrado naquele momento?

Pergunta 8
Em relação as jóias, o Senhor pode de uma vez por todas, esclarecer o que realmente aconteceu? Foi presente para o senhor mesmo? A imprensa o acusa de ter tentado se apropriar delas. Por favor, venha a público e acabe com essa dúvida.

Pergunta 9
Em relação aos presos que trabalhavam diretamente com o Senhor, como Mauro Cid e Anderson Torres, há algo que eles saibam que colocaria em xeque a sua credibilidade?

Pergunta 10
Quero deixar claro que as perguntas aqui buscam tão somente trazer a luz fatos que vem sendo tratados como assunto proibido em toda a direita brasileira, seja por “passadores de pano”, ou militantes que não querem encarar questionamentos desconfortáveis.

Infelizmente não temos uma organização mínima para fazer um debate interno sobre questões desta natureza. Então o jeito é colocar em público. Entendo que é fundamental que estes pontos sejam esclarecidos pelo Senhor, não por porta vozes youtubers que soltam asneiras por puro achismo e passapanismo.

É determinante que o Senhor traga ao público provas satisfatórias, que vão confortar a todos e consolidar nossa confiança no Senhor, pois somente isso vai lhe conferir uma legítima liderança a frente da direita brasileira.

Insisto, enquanto pairar dúvidas acerca destas questões, os 58 milhões de eleitores ficarão à deriva, sem rumo e sem saber qual projeto alternativo de direita podemos ter sob sua liderança.

Agradeço pela oportunidade.
Marcio Labre.


 

Inscrever-se
Notificar de

1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários