Os Estados Unidos apresentaram pela primeira vez na semana passada um projeto de resolução ao Conselho de Segurança das Nações Unidas apelando a um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, conforme anunciou o secretário de Estado norte-americano Antony Blinken.
O anúncio foi feito durante a viagem de Blinken ao Médio Oriente. O secretário afirmou ainda que os Estados Unidos estão trabalhando em conjunto com Egito e o Catar em torno da proposta.
Em 20 de fevereiro desse ano o Conselho de Segurança havia aprovado, por treze votos a favor e uma abstenção, do Reino Unido, e um voto contrário, dos Estados Unidos, uma resolução pedindo o cessar-fogo.
Em votação anterior, em 18 de outubro do ano passado, os Estados Unidos também vetaram proposta de cessar-fogo, dessa vez apresentada pelo Brasil. Outro veto também foi aplicado pelos Estados Unidos em 8 de dezembro, desta vez a uma resolução apresentada pelos Emirados Árabes Unidos.
Nos três casos vetados, as propostas de resolução pedindo o cessar-fogo não contemplavam a exigência de libertação dos reféns civis israelenses sequestrados pelos terroristas do Hamas no ataque de 7 de outubro do ano passado.
A nova proposta norte-americana propõe um cessar-imediato e duradouro para proteger os civis de todos os lados e permitir a entrega de ajuda humanitária, e inclui a exigência de libertação dos reféns civis israelenses, incluindo mulheres e crianças, que estão há mais de cinco meses em cativeiro sob o poder do grupo terrorista Hamas. Por Angelica Ca e Paulo Eneas.
COLABORE CONOSCO FAZENDO UMA DOAÇÃO NO PIX: 483.145.688-80 |