por angelica ca e paulo eneas
O embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, confirmou esta semana que a ajuda oferecida pelo Governo do Uruguai às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul foi recusada pelo Governo Federal.
Ao longo desta semana a área de comunicação do governo petista tentou negar a recusa, mas foi desmentida pelo embaixador uruguaio, que em reunião com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), afirmou que os equipamentos uruguaios cedidos serão enviados assim que o governo brasileiro aceitar formalmente a ajuda.
Na última quarta-feira (08/05) o governo federal petista havia negado a informação de que teria recusado ajuda do governo do Uruguai. Em nota da Secom, o governo afirmou que um helicóptero cedido pelo país vizinho estaria em operação no Estado.
No entanto, reportagem do jornal Folha de São de Paulo desta semana afirma que o governo brasileiro está mentindo ao afirmar que não dispensou oferta de ajuda do Uruguai ao Rio Grande do Sul.
Por sua vez, o deputado Lucas Redecker (PSDB-RS) afirmou que enviou ofício solicitando explicações ao governo federal. O Ministério da Defesa respondeu ao deputado informando que no momento existe restrição de operação no solo na base aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.
“Segundo o governo brasileiro, não houve o aceite [da oferta uruguaia] porque a base aérea de Canoas não teria espaço físico para deixar o avião estacionado em virtude do fluxo de aeronaves”, afirmou o deputado Redecker à Folha de São Paulo.
COLABORE CONOSCO FAZENDO UMA DOAÇÃO NO PIX: 483.145.688-80 |