Em uma postura vil e oportunista, Jair Bolsonaro tenta tirar proveito político-midiático do drama vivido pelos brasileiros retidos na Faixa de Gaza, causando constrangimento à representação diplomática israelense e por extensão tenta surfar politicamente num aspecto de um conflito que está trazendo sofrimento aos judeus de Israel e de todo o mundo.


por paulo eneas
A rede de agentes de desinformação do bolsonarismo está desde ontem (09/11) divulgando a informação falsa de que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria intercedido e conseguido “libertar” os brasileiros que estão retidos na Faixa de Gaza.

Inúmeras publicações, algumas delas beirando ao infantilismo, estão celebrando um fato que não ocorreu, a saída dos brasileiros de Gaza, e atribuindo o “sucesso” de tal fato ao ex-presidente. Duas dessas publicações são mostradas abaixo, uma delas com a marca d’água de uma deputada bolsonarista:


 


Bolsonaristas também estão mentindo sobre as circunstâncias em que Jair Bolsonaro participou do encontro do embaixador israelense com parlamentares no Congresso Nacional esta semana, e espalharam a mentira de que o ex-presidente teria sido convidado pela embaixada para o evento.

A Embaixada de Israel emitiu comunicado oficial, reproduzido abaixo com link para o perfil oficial da embaixada, desmentindo que o ex-presidente tenha sido convidado para o evento no Congresso Nacional.

As mentiras dos bolsonaristas sobre este assunto têm causado constrangimento diplomático a Israel e estão na prática prejudicado os brasileiros que desejam sair da Faixa de Gaza. A afirmação de que o ex-presidente tenha algum poder para interferir nesse tema não possui fundamento algum, e não passa de ilação para fins de ganho político.

A liberação dos brasileiros e de cidadãos de outras nacionalidades que estão na Faixa de Gaza nesse momento, em condições que na prática são equivalentes a de reféns, envolvem tratativas difíceis entre os governos de Israel, do Egito, os governos de cada país envolvidos e os chefes terroristas do Hamas.

Essas tratativas envolvem os canais diplomáticos oficiais destes países, que tratam do assunto unicamente com representantes governamentais oficiais e não com políticos aleatórios sem mandato, como é o caso de Jair Bolsonaro.

O que está evidente é que o staff bolsonarista está tentando tirar proveito político-midiático do drama dos brasileiros que estão retidos na Faixa de Gaza, sem se preocupar se este empenho em “surfar” politicamente em cima do problema irá ou não prejudicar os brasileiros que estão retidos. Essa conduta oportunista e leviana revela uma das várias facetas mais vis do bolsonarismo.

Abaixo, o comunicado oficial da Embaixada de Israel no Brasil:
“A reunião de ontem no Congresso Nacional teve como intenção mostrar, como foi feito aos jornalistas Brasileiros, as atrocidades do 7 de outubro cometidas pelos terroristas do Hamas. Um material muito bruto e sensível. 

Convidamos parlamentares e apenas parlamentares.

A presença do ex-presidente não foi coordenada pela Embaixada de Israel e não era conhecimento antes do evento, ocorrendo de forma fortuita.

Ainda, a embaixada de Israel agradece e cumprimenta o Ministério da Justiça, a Polícia Federale e as autoridades brasileiras pela prisão de suspeitos envolvidos e ligados ao grupo terrorista hezbolah, que planejavam atentados contra a comunidade judaica no Brasil.

E, novamente, se afirma que o governo israelense jamais criou obstáculos ou preteriu a saída dos brasileiros de gaza.

Brasil e Israel têm laços fortes e fraternos desde a fundação do Estado de Israel e nosso esforço é para fortalecer cada vez mais essa amizade”.

Texto publicado no perfil oficial da Embaixada de Israel no Brasil, que pode ser conferido nesse link aqui.

Leia também:
Persiste o Impasse na Saída dos Brasileiros da Faixa de Gaza


O livro é possivelmente a primeira obra publicada expondo a verdadeira face do bolsonarismo, sem render-se às narrativas delirantes criadas pelos bolsonaristas em torno da figura do “Mito” e sem ceder às narrativas puramente retóricas para fins de guerra política que são usadas pela esquerda. Clique na imagem para ver resenha completa e informações onde adquirir seu exemplar.

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários