por paulo eneas
A economia brasileira cresceu 0.9% no segundo trimestre de 2023 em relação ao trimestre anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (01/09) pelo IBGE. O resultado corresponde à metade do crescimento de 1.8% do PIB registrado nos três primeiros meses deste ano.
A desaceleração deveu-se à retração no setor de agropecuária, cuja atividade econômica registrou queda 0.9% no período, indo na contramão do crescimento observado na indústria, que registrou 0.9% de alta e de serviços, que registrou 0.6% de crescimento.
Segundo informa o site InfoMoney, uma das principais referências do setor de economia e finanças, o resultado do PIB no segundo trimestre deste ano ficou acima do esperado pelo mercado, que projetava uma alta de apenas 0.3% no crescimento da economia, por conta do impacto da retração da economia chinesa.
Ainda segundo o InfoMoney, o recuo menor do que o esperado do PIB no segundo trimestre refletiu-se no índice Ibovespa Futuro, que opera em alta na manhã desta sexta-feira. A alta também é puxada pelo anúncio de estímulos à economia chinesa e dados sobre desemprego nos Estados Unidos.
Segundo as projeções da Secretaria de Políticas Econômicas do Ministério da Fazenda, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro crescerá 2.5% neste ano de 2023. A projeção foi anunciada no boletim macrofiscal divulgado em julho.