por paulo eneas
O ditador russo Vladimir Putin espera que Donald Trump seja o próximo presidente dos Estados Unidos. Este foi o entendimento a que chegou-se em uma conversa do editor do Inteligência Analítica com o ex-chanceler Ernesto Araújo na semana passada. Ernesto Araújo avalia que os Democratas norte-americanos são contra a Rússia somente na questão da Ucrânia, ao mesmo tempo em que são indiferentes em relação aos aliados do eixo russo-iraniano na América Latina.
Em nosso entender, a preferência de Vladimir Putin pelo candidato republicano reflete os sinais no mínimo ambíguos que Donald Trump tem dado em sua pré-campanha, sinais estes que sugerem que se for eleito presidente norte-americano irá cortar a ajuda dos Estados Unidos à Ucrânia em sua guerra de defesa contra a agressão militar russa.
Mais do que isso, Donald Trump tem sinalizado sua disposição de negociar com o ditador russo a “questão” da Ucrânia. O que em bom português, e também em bom inglês e em bom russo, significa o seguinte:
Donald Trump estaria disposto a atender as ambições expansionistas russas na Ucrânia em troca de compromisso russo-chinês de garantia de segurança para Taiwan, onde os interesses estratégicos dos Estados Unidos são maiores.
Para dissimular essa possível convergência de interesses Trump-Putin, o ditador russo usou na semana passada do velho e (não tão) conhecido método de desinformação da KGB: em entrevista a uma emissora de televisão estatal russa, Vladimir Putin afirmou preferir ver na chefia da Casa Branca o democrata Joe Biden, a quem teceu vários elogios.
Obviamente o ditador russo sabe que qualquer candidato presidencial norte-americano que tenha preferência da Rússia sofrerá forte resistência do eleitorado dos Estados Unidos e correrá o risco de perder a eleição por conta desse fato. Assim, Putin ajuda Trump pela via reversa: atrapalhando a campanha de Joe Biden, ao declarar que o apoia.
O efeito do anúncio da preferência fake de Vladimir Putin por Joe Biden surtiu efeito ao menos em parte do público brasileiro, inclusive nos influenciadores “de direita”, que ingenuamente tomou a declaração desinformadora de Vladimir Putin no seu sentido literal e acreditou que realmente o ditador russo espera ver o democrata Joe Biden continuar na chefia da Casa Branca.
COLABORE CONOSCO FAZENDO UMA DOAÇÃO NO PIX: 483.145.688-80 |