O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, amigo do petista Lula, ordenou que todos os bens imóveis e contas bancárias da Universidade Centro-Americana, pertencente à instituição Companhia de Jesus, sejam expropriados e transferidos ao Estado. A ordem do ditador veio após a acusação de suposta prática de terrorismo por parte da universidade católica.
Fundada em 1960 por padres da Companhia de Jesus, a universidade informou na quarta-feira (16/08) que recebeu uma notificação de apreensão de bens, ordenada pela Décima Vara Criminal de Audiências de Manágua. A universidade também foi informada que a partir de agora o regime de ditadura assumirá os programas educacionais da instituição.
Desde 2018 a Igreja vem sendo perseguida pelo regime de ditadura de Daniel Ortega, ex-guerrilheiro de esquerda que está há trinta anos no poder na Nicarágua. Nos últimos anos, vinte e seis universidades foram dissolvidas e medidas semelhantes foram tomadas contra partidos políticos e outras organizações. Por Angelica Ca.