por paulo eneas
Existe direita política no Brasil? Esta é uma pergunta recorrente no debate público nas redes em período recente, pergunta esta que muitas vezes vem acompanhada de uma malícia ou má fé para fins de justificar o fracasso das ideias conservadoras no cenário político brasileiro nos últimos anos.

Para os mais ingênuos, a direita política no Brasil somente começou a existir com o surgimento de Jair Bolsonaro, e milhares de pessoas no Brasil de fato abraçam esta crença.

Esta percepção ingênua, resultado de uma eficiente estratégia de manipulação de informações e de manipulação de massas empreendida pelo bolsonarismo, é ainda mais reforçada pela repetição incessante de uma afirmação feita ainda em 2019 pelo professor Olavo de Carvalho, que disse na época que “não existe direita, existe só Bolsonaro”.

A afirmação do professor foi feita no contexto de um diagnóstico bastante negativo da realidade da inexistência de uma direita política organizada no país. Mas esse contexto é removido na atual propaganda da rede de desinformação do bolsonarismo, e a frase de Olavo de Carvalho é tomada como sendo uma reverência a Jair Bolsonaro como se ele fosse a única e legítima expressão de uma pretensa direita nacional.

A pergunta sobre a existência ou não de uma direita política no Brasil remete também a uma compreensão correta dos reais valores presentes na mentalidade do povo brasileiro, especialmente na sua relação com o Estado. A percepção desses reais valores nunca foi objeto de preocupação séria dos agentes públicos, políticos, intelectuais e influenciadores da pretensa direita nacional.

O Inteligência Analítica fez uma abordagem inicial desses temas no vídeo abaixo, trazendo inclusive o pano de fundo histórico. Sem a pretensão de sermos conclusivos ou taxativos, mostramos principalmente como o bolsonarismo veio com a missão de capturar, destruir e desmantelar a direita política que vinha nascendo no país em anos recentes.

Mostramos também, a partir do diagnóstico do papel destruidor do bolsonarismo em relação à direita, quais os principais desafios dos agentes públicos da autêntica direita para a construção de alternativas para o país em termos de projetos de poder que possam se contrapor à predominância da esquerda e suas duas principais vertentes: o petismo e o bolsonarismo.



Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários