Em outra demonstração do seu anacronismo político, o petista Luiz voltou a defender o ditador venezuelano Nicolás Maduro e enaltecer o falecido ditador Hugo Chávez, criador do regime de ditadura narco-comunista na Venezuela.
A defesa dos dois ditadores veio acompanhada de afirmações desconectadas da realidade a respeito da natureza do regime venezuelano: Lula afirmou que aquele país seria alvo de supostas narrativas destinadas a negar a existência de uma “democracia” na Venezuela.
As falas de Lula, proferidas durante encontro de presidentes latino-americanos, foram tão absurdamente desconectadas da realidade que ele foi contestado até mesmo por seus pares esquerdistas, como Gabriel Boric do Chile e Gustavo Petro da Colômbia.
Conforme mostramos no artigo O Anacronismo Político do Petista Lula & A Blindagem Proporcionada Pela Irrelevância, Lula organizou um evento em Brasília com presidentes latino-americanos na expectativa de assumir a liderança na esquerda regional, mas o efeito tem sido exatamente o oposto.