por paulo eneas
No último dia 26 de janeiro, o ministro ex-chanceler Ernesto Araújo conversou com o público na sala de bate-papo do Twitter chamada Pautando 3, 2, 1 conduzida por apoiadores do ex-ministro Abraham Weintraub.

Ernesto Araújo conversou com os participantes sobre temas do globalismo, política externa brasileira, militares, China, Foro de São Paulo, e sua avaliação de momento sobre o atual estágio da Guerra da Ucrânia. Reproduzimos aqui a íntegra da conversa, incluindo as perguntas feitas pelos participantes.

No início de sua fala, Ernesto Araújo pontuou a necessidade de reconceituar o globalismo para nele incluir, além dos globalistas ocidentais representados pelo Foro de Davos, também os Partido Comunista Chinês e o Foro de São Paulo. O ex-chanceler discorreu também sobre como o a ditadura comunista chinesa beneficia-se da agenda climática levada a cabo pelos próprios globalistas ocidentais.

Ernesto Araújo comentou ainda a ligação crescente entre o Foro de São Paulo e os globalistas  ocidentais de Davos, e alertou que a rivalidade existente entre globalistas ocidentais e o regime de ditadura comunista chinesa não deve ser superestimada.

O ex-chanceler discorreu também sobre o risco do falso antiglobalismo de Vladimir Putin, mostrando a ilusão que representa acreditar que o ditador russo teria interesse em combater as elites ocidentais, e citou exemplos concretos.

A postura esquizofrênica do Ocidente diante dos totalitarismos russo e chinês fica evidenciada, na percepção de Ernesto Araújo, pela postura ambígua do governo de Joe Biden em relação à América Latina e à Ucrânia.

Pois enquanto os Estados Unidos enviam bilhões de dólares para a Ucrânia enfrentar os russos, os americanos ao mesmo fortalecem os governos do Foro de São Paulo na América Latina, todos eles apoiados pela Rússia, como se fosse possível encapsular o problema do autoritarismo russo limitando-se ao território da Ucrânia.

O ex-chanceler falou também extensivamente sobre o papel desempenhado hoje pelos militares brasileiros no período do Governo Bolsonaro no que diz respeito à reorientação da política externa do Brasil. A íntegra da conversa de Ernesto Araújo com os participantes da sala Pautando 3, 2, 1 pode ser ouvida no vídeo-áudio abaixo.



Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários