por paulo eneas
“Os conservadores deveriam abandonar o política, pois nada podemos esperar dela, uma vez que o sistema foi feito para não ser mudado e qualquer um que tentar promover mudanças será tragado por esse mesmo sistema. Cabe aos conservadores esquecerem da política e se ocupar somente da guerra cultural, pois enquanto houver hegemonia cultural da esquerda, é inútil esperar mudanças profundas vindas a partir da política”.

O parágrafo acima expressa um pensamento que vem sendo disseminado na direita brasileira, especialmente após o fim do Governo Bolsonaro e a volta dos petistas à Presidência da República. Esse discurso tem antes uma finalidade política:
Interpretar os últimos quatro anos da história política brasileira como tendo sido resultado da ação de agentes quase invisíveis, que teriam sido os únicos protagonistas ativos do processo, ficando o ex-presidente Jair Bolsonaro unicamente na posição de vítima e, portanto, não passível de qualquer cobrança ou responsabilização política.

O discurso também tem sua origem, ao nosso ver, em uma intepretação errada que muitas pessoas têm feito sobre o que o saudoso Professor Olavo de Carvalho falava sobre guerra cultural e sobre a precedência da mentalidade hegemônica na cultura e no imaginário coletivo em relação à política.

De nossa parte, rechaçamos com ênfase a ideia presente no primeiro parágrafo e consideramos suas justificativas como sendo frágeis, incapazes de resistir a um exame mais detido dos fatos históricos mais recentes na esfera política nacional.

Discorremos sobre esse tema com mais profundidade no artigo O Povo Brasileiro & Nosso Sistema Político e Seus Políticos: Precisamos de um Projeto de Nação e realizamos uma transmissão ao vivo esta semana explorando os desdobramentos das questões apresentadas no texto. A live pode ser vista mais abaixo.

Além desta live aberta ao público, elaboramos uma série de dez vídeos em forma de curso que trata justamente da História Política Recente do Brasil, onde inserimos este tema no contexto das experiência política vivida pela direita nos últimos anos e que perspectivas e desafios estão agora colocados. As informações sobre o curso podem ser obtidas neste link aqui. Nosso vídeo sobre o tema pode ser visto abaixo:




Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários