por angelica ca e paulo eneas
A Comissão de Segurança Pública do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (09/04) um requerimento de audiência pública com a presença virtual do empresário norte-americano Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter).
A decisão ocorre após os recentes acontecimentos envolvendo a divulgação dos documentos chamados Twitter Files Brazil pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger, em que a rede social acusa tribunais superiores brasileiros de abuso de poder.
Na audiência pública, o colegiado irá discutir o suposto monitoramento por parte do Tribunal Superior Eleitoral de determinados perfis naquela rede social, bem como as acusações de pedidos supostamente ilegais que a justiça teria feito àquela rede no Brasil, conforme alega o próprio Elon Musk.
A audiência atende ao requerimento REQ 16/2024 feito pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE). O nome de Elon Musk foi sugerido pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO). A audiência pública também convidará outros representantes das redes sociais X, YouTube, Instagram e Facebook.
O jornalista Shellenberger apresentou na semana passada uma série de e-mails trocados entre membros da equipe da plataforma de rede social. As mensagens revelam uma suposta pressão exercida pelo Poder Judiciário brasileiro sobre a rede, especialmente por meio de ações promovidas pelo Tribunal Superior Eleitoral, durante o período eleitoral de 2022.
Nos documentos divulgados pelo jornalista, ele afirma que a Justiça brasileira teria supostamente compelido a rede social a tomar medidas prejudiciais a parlamentares e influenciadores digitais associados ao círculo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
COLABORE CONOSCO FAZENDO UMA DOAÇÃO NO PIX: 483.145.688-80 |