A coalizão governista de direita da primeira-ministra Giorgia Meloni garantiu a vitória no segundo turno das eleições municipais italianas deste ano, realizado no último domingo (28/05) e nesta segunda-feira (29/05).
Seis capitais provinciais e também Ancona, um dos redutos mais importantes da esquerda, foram conquistadas pela coalizão de direita.
Das treze capitais de província em disputa, a aliança direitista já havia conquistado quatro (Imperia, Latina, Sondrio e Treviso) no primeiro turno realizado há duas semanas, e venceu neste segundo turno em cinco das sete restantes.
Até agora oito capitais de província eram governados pela direita (Vicenza, Sondrio, Treviso, Imperia, Massa, Pisa, Siena e Terni) e cinco pela esquerda (Brescia, Ancona, Latina, Teramo e Brindisi).
Com estes resultados, a direita conseguiu vencer no total (entre o primeiro e o segundo turno) em nove capitais, a esquerda venceu três. Na cidade de Terni venceu o empresário Stefano Bandecchi, que se apresentou com lista independente.