O líder de centro-direita grego Kyriakos Mitsotakis foi reeleito como primeiro-ministro da Grécia, depois que seu partido, Nova Democracia, conquistar a maioria absoluta dos assentos parlamentares nas eleições legislativas realizadas no último domingo (25/06).
O Nova Democracia venceu as eleições com 40.5% dos votos e obteve 158 dos 300 assentos no Parlamento da Grécia, conquistando assim a maioria dos assentos. Com este resultado, Mitsotakis garantiu um segundo mandato como primeiro-ministro. Sua promessa é a de realizar grandes reformas para transformar o país.
Em segundo lugar ficou o oposicionista e esquerdista Syriza, do antigo premiê Alexis Tsipras que governou o país de 2015 a 2019, no período mais turbulento da história política grega recente, que foi marcada por uma profunda crise financeira.
O partido Syriza obteve apenas 17.8% dos votos e 48 cadeiras. O partido de esquerda radical MeRA25, não conseguiu ultrapassas a cláusula de barreira e ficou de fora do parlamento grego. Por Angelica Ca.