por paulo eneas
As principais empresas brasileiras de capital aberto estão divulgando esta semana seus balanços do terceiro trimestre. A maioria exibe resultados positivos em termos de receita e lucro. Apesar desses bons resultados, as ações de muitas dessas empresas seguem caindo na Bolsa de Valores, puxando o índice para baixo. Por volta da 14h30 desta sexta-feira (08/11), o Índice Ibovespa estava registrando queda de 1.94% no dia.
A explicação consensual entre os analistas é uma só: a responsabilidade é exclusiva do Governo Lula e sua política econômica de aumento desenfreado de gastos públicos, que elevou a dúvida pública de 72% para 79% do PIB em menos de dois anos, gerando uma crise de confiança sem precedentes.
A política fiscal expansionista adotada pelo governo petista pode estar entregando alguns resultados positivos no curtíssimo prazo, mas cobrará um preço muito elevado no médio e longo prazo.
No que diz respeito à gestão da economia, Governo Lula hoje se parece cada vez mais com o Governo Dilma de 2012. E talvez só não terá o mesmo fim que a ex-presidente por que, ao contrário de Dilma, Lula não tem oposição política alguma e os movimentos de direita que entre 2012 e 2015 ajudaram a promover o impeachment da ex-presidente petista já não existem mais, pois foram todos cooptados e transformados em claque de político.
COLABORE CONOSCO FAZENDO UMA DOAÇÃO NO PIX: 483.145.688-80 |