por paulo eneas
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidiu colocar o PL2630 das Fake News em votação para o início da noite desta terça-feira (02/05).
A decisão de Lira veio logo após declaração do petista Lula afirmando que o melhor seria “deixar a Câmara decidir a hora que vai votar”, o que foi interpretado como possível desistência do governo de colocar o projeto em votação ainda nesta terça.
A decisão de Lira veio também após a investida do governo contra o Google por conta dos conteúdos da plataforma relativos ao PL2630, conforme mostramos na reportagem Governo Petista Lança Ofensiva Sem Precedentes Contra Plataforma Google.
A avaliação de nossas fontes é que tal investida pode ter sido um tiro no pé na estratégia do governo, pois serviu de “amostra” de uma realidade que pode instalar-se caso o projeto venha a ser aprovado.
O resultado da votação é incerto. Para ser aprovado, o PL precisa obter 257 votos favoráveis. O Partido Liberal e a federação PSDB-Cidadania fecharam questão contra o projeto. Durante toda esta terça-feira as bancadas reuniram-se para se posicionar.
A decisão de Arthur Lira de colocar o projeto em votação ainda hoje sugere uma certeza por parte do presidente da Câmara dos Deputados de que o projeto poderá ser aprovado.
Por outro lado, diversas fontes avaliam que é baixa a probabilidade de que o projeto seja aprovado, até por conta da maneira agressiva com que o governo vem atuando para assegurar sua aprovação. Acompanharemos a sessão da Câmara dos Deputados que irá votar o projeto no início desta noite e manteremos nossos leitores informados.