por angelica ca e paulo eneas
O presidente argentino, Javier Milei, chegou a Israel nesta terça-feira (06/02) em visita oficial e logo em seguida anunciou o seu plano de transferir a Embaixada da Argentina em Israel para a capital daquele país, a cidade de Jerusalém.
Em sua segunda viagem ao exterior desde que assumiu a presidência argentina em dezembro passado, Javier Milei afirmou ao ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, que com sua visita pretende expressar seu “apoio ao povo de Israel” e “defender a legítima defesa” do Estado judeu contra os terroristas do grupo Hamas.
Atualmente, a embaixada argentina está localizada no bairro de Herzliya, perto de Tel Aviv, onde está localizada a grande maioria das representações diplomáticas estrangeiras em Israel. A Argentina abriga a maior comunidade judaica da América Latina.
Enquanto isso no Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro havia feito a promessa semelhante em sua campanha de 2018: transferir a Embaixada do Brasil em Israel para a cidade de Jerusalém. O compromisso assumido traduziu-se em amplo apoio ao então candidato junto à comunidade judaica brasileira, especialmente em São Paulo.
Ao longo dos quatro anos de seu governo, Jair Bolsonaro não apenas não cumpriu a promessa, como nunca deu qualquer explicação satisfatória de porquê não ter feito a transferência de nossa embaixada para a capital israelense.
E como se esta traição não bastasse, Jair Bolsonaro mandou impor uma espiral do silêncio na direita a respeito do assunto, que foi e continua esquecido e ignorado por todos os influenciadores e sites de notícias e canais de opinião bolsonaristas.
COLABORE CONOSCO FAZENDO UMA DOAÇÃO NO PIX: 483.145.688-80 |